CHAT - JOVENES - LA ROCA DE HOREB

Author: Missão Venezuela
•03:45
Por: BBC

Nota da Redação: Confirmando seu caráter antidemocrático, o presidente venezuelano aposta no clima de terror e chantagem para se perpetuar no poder. Alarmista, fala até em guerra civil se ele não for reconduzido a presidência. Para Chávez, eleição só vale se ele ganhar. Postura típica de ditador. Leia abaixo matéria da BBC.


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou que seu país pode mergulhar em uma guerra civil caso os partidos de oposição voltem a governar a Venezuela.

Chávez deu a declaração durante um encontro com militantes no Estado de Táchira, na última terça-feira, como parte da campanha para o referendo sobre a emenda constitucional que permite a sua reeleição ilimitada, marcado para o dia 15 de fevereiro.

“Se a oposição chegar ao poder, haverá uma guerra. Por isso, é necessário garantir a continuidade do processo revolucionário democrático bolivariano, e aí está a proposta de emenda constitucional”, disse Chávez, segundo o jornal venezuelano El Universal.

Reeleito em 2006, Chávez teria de deixar o governo em 2013, já que a atual Constituição prevê apenas uma reeleição.

Programas sociais
Segundo Chávez, caso a emenda não seja aprovada, “em 2013 a Venezuela poderá ser governada por um presidente 'adeco' (militante do partido Ação Democrática) ou um 'copeyano ' (do Copei, democrata-cristão)”.

“Isto poderia desencadear uma guerra, porque o povo não vai querer (um outro presidente)”, disse Chávez, afirmando que a oposição tentaria eliminar todos os programas sociais de seu governo.

O venezuelano ainda afirmou que só decidiu impulsionar a emenda por uma reeleição ilimitada depois de ver que, nas regiões governadas pela oposição, os programas sociais de seu governo estão sendo extintos.

“Quando vejo que estão fazendo tudo isso, digo a mim mesmo: 'Chávez, não se vá'”, afirmou.

Chávez lançou a campanha por sua reeleição indefinida em novembro do ano passado.

A proposta já havia sido rejeitada em um outro referendo mais amplo, em 2007, quando Chávez apresentou um projeto de reforma constitucional que pretendia abrir caminhos para a implementação de seu projeto socialista no país.

Fonte: Partido Popular Socialista - Portal Nacional
This entry was posted on 03:45 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: