•07:26
Países: Laos, VietnameTalieng
População: 27,228
Religião principal: Animismo
Estado do alcance: Não Alcançado [2008]
Nomes alternativos: Tariang
Número estimado de equipes missionárias requeridas: 2 e que complete a tradução da Bíblia
Tempo estimado para alcançar a etnia: 15 anos
Localização: Vivem no sudeste do Laos, nas províncias de Xekong e Attapu perto do Vietnã. Alguns vivem no Vietnã.
Estilo de vida: Vivem em uma área remota e montanhosa entre as etnias ngae, alak e katu. No passado viviam no distrito de Dakchung na fronteira do Vietnã, mas desde 1984 tiveram que imigrar gradualmente mais para o oeste em busca de novas terras. A construção da Estrada Dakchung em 1990 abriu a área aos habitantes de Laos. Contudo, muitas pessoas vivem em comunidades sumamente exiladas a pelo menos 1.500 metros acima do nível do mar. Têm pouca ou em raras ocasiões algum tipo de interação com outros grupos. Por isso é um dos poucos grupos restantes no sul de Laos que ainda mantêm seus próprios costumes e vestimentas tradicionais. É um dos subgrupos que compõem o grupo minoritário Gie Trieng oficial no Vietnã. Seu nome significa “os caçadores de cabeças”. No passado, a poligamia era comum entre a classe dirigente, mas agora a maioria das famílias é monógama. Consomem quantidades consideravéis de fumo e de álcool. Durante os festivais se pode ver pessoas de todas as idades, dormindo em total estado de embriaguez. É estritamente proibido que aqueles que provêm de clãs diferentes vivam na mesma casa.
Idioma: Falam talieng. É necessária uma tradução da Bíblia neste idioma. Alguns falam também trieng. A situação da tradução da Bíblia neste idioma é desconhecida.
Religião: São animistas. O filho menor de cada família é responsável por seus pais e de adorar seus antepassados. No terceiro mês lunar de cada ano celebram uma cerimônia de sete dias onde as orações são dirigidas a todos seus antepassados. Sacrificam búfalos em frente à casa comunitária da aldeia. Constróem casas para os espíritos e divindades pois crêem que podem protegê-los e abençoá-los. Há somente alguns poucos cristãos entre eles.
Acesso para o missionário: Laos - O governo restringe a liberdade religiosa. Há acesso para missionários que realizem obra social. Não se pode pregar nem evangelizar abertamente. A conversão ao cristianismo não é contra a lei. Vietnã - O governo declara liberdade de religião. Contudo, ainda que haja acesso para os missionários, existem restrições. Não se pode pregar nem evangelizar abertamente. A conversão ao cristianismo não é contra a lei.
Motivos de oração: Que haja grandes mudanças na postura oficial de Laos quanto à liberdade religiosa e especialmente nesta região. Ore para que a Bíblia seja traduzida para seu idioma.
Mapa: Etnopedia/Asia Harvest
Fonte: ETNOPEDIA
0 comentários: