CHAT - JOVENES - LA ROCA DE HOREB

Author: Missão Venezuela
•17:57

(Fonte: G1) - O presidente venezuelano Hugo Chávez é um dos personagens mais odiados na Colômbia, segundo pesquisas recentes. O publicitário colombiano Nicolás Mendoza encontrou uma forma supostamente divertida de exteriorizar a aversão ao líder bolivariano.


Ele criou um boneco no qual as pessoas podem descarregar a raiva que sentem contra o mandatário do país vizinho. O brinquedo, feito de pano, usa a típica camisa vermelha de Chávez e vem com cinco alfinetes. O produto começou a ser vendido em Bogotá no final de maio, despertando o interesse de colombianos e estrangeiros.

"Muita gente pergunta se isso não é muito agressivo. Eu acho que, pelo contrário, é muito melhor que a gente enfie um alfinetezinho em um boneco de pano do que cometa atos de violência real", afirmou Mendoza.

"Há uma agressão simbólica, mas, por meio do simbolismo, libera-se a agressividade. E isso é melhor do que a violência real", argumentou.

A antipatia pelo líder venezuelano foi intensificada a partir do final do ano passado, quando Chávez começou a atacar verbalmente Uribe, a quem descreveu como marionete do imperialismo norte-americano e a quem acusou de manter laços com narcotraficantes e paramilitares de direita.

As críticas de Chávez contra Uribe surgiram depois de o presidente colombiano ter impedido o dirigente venezuelano de continuar atuando como mediador em negociações travadas com a guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para a libertação de 46 reféns.

A desenhista Stephanie Hansen, que trabalha em uma das lojas nas quais se vende o boneco, afirmou que o produto chama atenção. "As pessoas podem manifestar seu rechaço em relação a ele (Chávez) de forma divertida. As pessoas vêm aqui e enfiam alfinetes em várias partes dele", disse Hansen.

O boneco, que custa cerca de 6 dólares, não é tão popular quanto o Uribito, que custa 27 dólares em Bogotá. O Uribito, uma imitação em miniatura do popular presidente colombiano, possui um botão que, ao ser apertado, reproduz um trecho dos discursos de Uribe.

Fonte: O Verbo

This entry was posted on 17:57 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: