CHAT - JOVENES - LA ROCA DE HOREB

Author: Missão Venezuela
•17:57

(Fonte: G1) - O presidente venezuelano Hugo Chávez é um dos personagens mais odiados na Colômbia, segundo pesquisas recentes. O publicitário colombiano Nicolás Mendoza encontrou uma forma supostamente divertida de exteriorizar a aversão ao líder bolivariano.


Ele criou um boneco no qual as pessoas podem descarregar a raiva que sentem contra o mandatário do país vizinho. O brinquedo, feito de pano, usa a típica camisa vermelha de Chávez e vem com cinco alfinetes. O produto começou a ser vendido em Bogotá no final de maio, despertando o interesse de colombianos e estrangeiros.

"Muita gente pergunta se isso não é muito agressivo. Eu acho que, pelo contrário, é muito melhor que a gente enfie um alfinetezinho em um boneco de pano do que cometa atos de violência real", afirmou Mendoza.

"Há uma agressão simbólica, mas, por meio do simbolismo, libera-se a agressividade. E isso é melhor do que a violência real", argumentou.

A antipatia pelo líder venezuelano foi intensificada a partir do final do ano passado, quando Chávez começou a atacar verbalmente Uribe, a quem descreveu como marionete do imperialismo norte-americano e a quem acusou de manter laços com narcotraficantes e paramilitares de direita.

As críticas de Chávez contra Uribe surgiram depois de o presidente colombiano ter impedido o dirigente venezuelano de continuar atuando como mediador em negociações travadas com a guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para a libertação de 46 reféns.

A desenhista Stephanie Hansen, que trabalha em uma das lojas nas quais se vende o boneco, afirmou que o produto chama atenção. "As pessoas podem manifestar seu rechaço em relação a ele (Chávez) de forma divertida. As pessoas vêm aqui e enfiam alfinetes em várias partes dele", disse Hansen.

O boneco, que custa cerca de 6 dólares, não é tão popular quanto o Uribito, que custa 27 dólares em Bogotá. O Uribito, uma imitação em miniatura do popular presidente colombiano, possui um botão que, ao ser apertado, reproduz um trecho dos discursos de Uribe.

Fonte: O Verbo

Author: Missão Venezuela
•10:52
A maior Cachoeira do Mundo !
A maior queda d´água do mundo é a Salto Angel, localizada na montanha Auyan Tepui, na Venezuela. Conhecida localmente como Churun-Meru, ela encanta turistas com seus 979 m, dentre eles, 807 m de queda livre.


Author: Missão Venezuela
•10:46
Bibliotecas móveis - mulas e camelos

Na Venezuela, estudantes universitários colocam livros sobre mulas e vão para povoados distantes distribuir para pessoas que não têm acesso à leitura. O projeto é uma iniciativa da Universidade de Momboy e é um grande sucesso entre as comunidades beneficiadas. O próximo projeto é levar a internet às vilas.

Esse projeto surgiu no Kenya e a autora é Masha Hamilton, que usou camelos para levar livros para pessoas que vivem em condições crônicas de pobreza.

Iniciativas como essas são comoventes e dignas de muitos aplausos. Essas pessoas estão dando a crianças e adultos pobres uma oportunidade de ter acesso à educação e sonhar com um futuro melhor. Sabe aquela história de que não basta dar o peixe? Pois é, ele estão ensinando o povo a pescar… O mundo inteiro deveria seguir o exemplo.

Fonte: Coisas que Gosto

Author: Missão Venezuela
•09:29

Falar sobre a Arepa é falar da Venezuela ... Uma parte da nossa cultura e da mesa todos os dias, caracterizada pela expressão culinária indígena, a Arepa é o pão de cada dia do Venezuelano.

A Arepa é uma paixão nacional, em qualquer cidade da Venezuela pode ser encontrada. A sua preparação vem desde seus antepassados indígenas que plantavam e cozinham o milho. A Arepa é a leal companheira dos venezuelanos e pode encontrada nas mesas mais nobres, assim como nas mais humildes, em qualquer esquina da cidade, ou no menor dos povos, nos restaurantes e casas.

Dentro do costume pode-se comer recheada com queijo e manteiga, ou carne assada desfiada, com presunto ou queijo, e quase tudo que possa aparecer. Na mesma massa em que se preparam as arepas pode ser encontrar também outros pratos que são típicos da Venezuela, como a massa de bollito: bollito cozidos em água muito quente, que normalmente é comido o café da manhã com manteiga e queijo.

* Mechido de ovos com cebola e tomate, aromatizada com diversas especiarias ou de plantas aromáticas, como parte do país.

Arepas Assadas

Para conseguir arepas douradas e fofinhas, poucos são os ingredientes utilizados, e o amassar e cozinhar, é o que exige um pouco de atenção, (atualmente se encontra a farinha de milho pré-cozida em todos os supermercados, uma vez que é parte de a dieta básica da Venezuela, e é utilizada na preparação de arepas do dia a dia).


Ingredientes:

(Para 4 ou 6 arepas)

  • 2 xícaras de farinha milho branco pré-cozido
  • 1 colher de chá de sal
  • Água
  • Óleo

Preparação

Despeje um copo e meio de água em uma tigela, adicione sal e um pouquinho de óleo, acrescentar farinha gradualmente dilu

ída em água, impedindo que forme caroços, amasse com suas mãos gradualmente acrescentando farinha e água para obter uma massa mole que não está aderindo a suas mãos. Forme bolas médias e amasse para que fiquem abertas. Aqueça uma chapa e unte com

um pouco de óleo, e asse as arepas de ambos os lados (até que se soltem sozinha da chapa) e, em seguida, leve ao forno

anteriormente aquecido a 350 º e deixe assar até que ao bater levemente quando removida se ouça um som "oco" tornando-se fofinhas e douradas. Servir recheadas com queijo, manteiga, caldeiradas, carne, feijão, ovos mexidos, etc. Em um café da manhã ou jantar será um maravilhoso encontro com os costumes da culinária venezuelana.

Miss. Rodrigo