CHAT - JOVENES - LA ROCA DE HOREB

Author: Missão Venezuela
•06:00

Uma História das Estradas

Hoje fui fazer uma visita a um irmão de nossa igreja que não pode se locomover pois teve um derrame antes de nossa chegada e perdeu a força nas duas pernas o impedindo de caminhar.

O interessante é sempre que o visitamos o encontramos animado sorridente, apesar de seu jeito calmo e lento de falar, na maioria das vezes está otimista e confiante. Mas no caminho para casa do irmão Antonio não pude deixar de notar algo que já tinha chamado minha atenção nas ruas da Venezuela, muitas delas estão esburacadas, literalmente com verdadeiras crateras, prejudicando o transito que já é horrível, pois aqui os sinais e leis de transito não são obedecidos.

Dois adultos, já de meia idade, com mais duas crianças, com pás, carrinho de mão, uma pilha de asfalto e fogo acesso sobre ele. Só fui saber o que ocorria depois que perguntei a um taxista o que estavam fazendo. Eles derretem o asfalto e como fosse um gesto de solidariedade e de cidadania tapam os buracos daquela rua. Interessante que enquanto os adultos fazem o trabalho de forma bem lenta “despacio” as crianças ficam com uns baldes nas cabeceiras e centro das pistas para receber uma ajuda pelo serviço prestado.

Passando de táxi pude ver uma das crianças sorrindo e dançando como se fosse algo maravilhoso sentir o barulhos de algumas moedas estremecer o fundo do balde. Nesta experiência fiquei pensativo em ver essas pessoas fazendo esse trabalho, os motoristas satisfeitos, pois nas muitas vezes que passavam ali e tinham que desviar dos buracos, daqui a pouco teriam a rua concertada, por pessoas que eles nem sabem quem eram, mas estavam ganhando o seu dinheiro de forma honesta e cansativa. Essa é mais uma das ocupações existentes aqui, onde as pessoas vivem de diversas formas, e fazem de tudo para ganharem seu dinheiro.

Miss. Rodrigo Allan

Author: Missão Venezuela
•05:39

- A Venezuela se limita ao sul com o Brasil e Colombia, ao norte com o Mar do Caribe, a oeste com a Colombia e ao leste com a Guiana e o Océano Atlântico.

- A Venezuela tem uma população de aproximadamente 24 milhões e 100 mil habitantes (2006).

- O idioma oficial é o español, mas existem 31 idiomas nativos – indígenas.

- Moeda: Bolívar

- Capital: Caracas

- Outras cidades importantes: Maracaibo, Valencia, Puerto Ordaz, Barquisimeto, Barcelona, Mérida e Porlamar.
Religião: 96% Catolicismo

2% Cristãos

2% Outras religiões

A Venezuela tem 22 estados e 1 Distrito Federal.

Author: Missão Venezuela
•21:46
Lendo a parábola do semeador e o Salmo 126 lembrei-me de muitos amigos e vários missionários. Veio forte a cena dos semeadores de hoje. Aqueles que falam de Jesus, visitam de casa em casa, servem o caído, cuidam do enfermo e enfrentam seus medos. Alguns andam a vida toda, aprendem línguas diferentes, estudam culturas distantes, escrevem projetos, sempre mais um lugar a chegar.
O Salmo 126 nos fala sobre a relação entre a caminhada e o choro. Quem sai andando e chorando enquanto semeia voltará para casa com alegria trazendo seus feixes, o fruto do trabalho. Para cumprirmos o ministério que Jesus nos confiou é necessário andar e chorar. E é certo que muitos fazem ambas as coisas. Tantas idas e vindas, caminhos incertos, a impressão de que há sempre mais um passo a dar, uma pessoa a evangelizar. E as lágrimas, que descem abundantes com a saudade que bate, a enfermidade que chega, o abraço que não chega, o fruto que não é visível, o coração que já amanhece apertado, o caminho que é longo demais.
Creio que temos andado e chorado. Mas voltaremos um dia, trazendo os frutos, apresentando ao Cordeiro e dando glória a Deus! Poderá ser amanhã, ou em algum momento ainda distante. Mas ainda não é hora de voltar. É hora de seguir, andando e chorando, com alegria no coração e sabendo que não trocaríamos esta viagem por nenhuma outra na vida. O grande consolo e motivação é que não andamos sós. Ele está conosco. E maior é Aquele que está em nós. Portanto não desistimos, olhando sempre para o horizonte a frente e trazendo à memória o que pode nos dar esperança.
Guarde seu coração enquanto anda e chora. Não perca a alegria de viver e caminhar, nem a mansidão, nem a oração, ou o humor, ou o amor.
Não deixe de semear mesmo quando está difícil. Lance a semente em todas as terras. Uma há de germinar e talvez a mais improvável. A que menos promete. Não dê ouvidos aquele que diz que não vai acontecer porque a terra é árida, o sol é forte e o vento está chegando. Lance a semente.
Abrace o que também anda e chora que está ao seu lado. Ele talvez se sinta só e pense que é o único que chora enquanto caminha.
Andar e chorar é cumprir a missão. Se você tem feito isto, louve a Deus por esta oportunidade. É um grande privilégio. Um dia você voltará...

Miss. Ronaldo Lidório

Author: Missão Venezuela
•20:44
Culto de Domingo Pela Manhã - Jan/2008
Author: Missão Venezuela
•11:32
Assembléia de Deus de Perus de Venezuela