CHAT - JOVENES - LA ROCA DE HOREB

Author: Missão Venezuela
•13:30
Ec 3.1 - TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.


Após mais de dez anos de espera, fui enviado a obra missionária, e neste período que antecedeu a minha ida, muitas coisas aconteceram, me formei em nível superior, estudei na faculdade teológica, trabalhei, fui promovido poucas vezes, ou seja, muitas coisas foram acontecendo enquanto não ia para o campo missionário. Podemos ver um grande ensinamento na última aparição de Jesus aos seus discípulos, antes de sua ascensão, quando ele diz “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” - (Lc 24:49), e o que destaco neste texto é a palavra “ficai” sabemos que o propósito da espera aqui é o revestimento de poder, mas chamo a sua atenção para uma outra visão no contexto que estamos abordando, ou seja o “ficar” no sentido de se “preparar”, há muitos que querem ir fazer missões mas se esquecem que as ordens imperativas de Jesus são, vinde, ficai e ide, aqui temos uma seqüência, que se não obedecida sofreremos danos irreparáveis.

A seqüência é esta:

1º - VINDE - Mt 4:19 - E disse-lhes: vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

2º - FICAI - Lc 24:49 - ...ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder

3º - IDE - Mc 16:15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.

Vinde, ficai e ide, estas três palavras podem mudar o rumo do nosso ministério, mas no que quero me ater aqui é sobre o “ficai”. O numero de missionários que voltam do campo sem desenvolverem seu trabalho é alarmante, e em sua maioria os motivos desembocam na falta de preparo do candidato. Foi dito por alguns escritores que os discípulos de Jesus eram os menos qualificados para a missão que Jesus propôs, pois eles tinham sérios problemas e defeitos de personalidade e de caráter, que os excluía do rol de candidatos para um projeto tão importante, mas mesmo assim o Senhor acreditou neles, e o principal investiu três anos de ensinamentos em suas vidas. O preparo é de suma importância, não é de se admirar que a Bíblia esteja cheia de conselhos como: leia, medite, ore, jejue, consagre, não se aparte...

Diante disto quero sugerir a você alguns conselhos que lhe servirão como uma ancora bem firme quando você estiver navegando em águas profundas, ou seja, quando Deus cumprir com suas promessas em tua vida.

A) Ore


Oração tão comentada, mas de pouco praticada, muito se tem dito a respeito da oração, mas pouco esforço tem sido empenhado para se viver uma vida continua de oração. Lembro-me que na minha juventude, passei muitas sextas feiras em vigílias na igreja, no monte, em algumas campanhas, jejuava bastante como se não fosse ter mais tempo para fazê-lo, mas o que quero dizer independente daqueles que são contra vigílias, oração no monte, mas todo esse tempo serviu para me aproximar mais de Deus, e para poder depositar no banco de oração do céu. Creio nisso, que temos um caixa espiritual, na qual depositamos orações diante de Deus, pois virá dias que você não conseguirá orar e só o que te sustentará serão horas de joelhos que você já tenha passado na presença do Senhor.

Missões é batalha espiritual constante, nas vidas das pessoas as quais você estará trabalhando, e também em sua própria vida, quando o estresse, o cansaço, o desanimo, a frustração, a saudade da família, o choque cultural bater a sua porta. E garanto a você, que só através da oração, que tão grandes batalhas poderão ser vencidas. Ore quando tenha vontade, ore quando alguém lhe convida, ore quando a igreja ora, ore quando tudo vai bem, mas também ore quando tudo a sua volta está dizendo não dá mais, pare, volte, desista. Lembre-se a oração pode muito em seus efeitos!

B) Leia


Deus disse a Josué: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e então prudentemente te conduzirás.” (Js 1:8), pois com a morte de Moisés Josué estava desanimado e sem expectativas, e além de uma série de conselhos lhe disse “Leia”. A palavra de Deus nos diz em João 14:26 “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.”, ou seja, que eles se lembrariam dos ensinamentos de Jesus, pois um dia os aprenderam, e a nós não é diferente, necessitamos ler muito para que possamos ser ajudados a lembrar pelo Espírito Santo. Se quisermos ter conhecimento, pregar mensagens inspiradas, falar com segurança, ensinar com sabedoria: precisamos ler. Não existe segredo, já está revelado, é crescer na Graça e no Conhecimento.

Desde muito jovem, comecei a ter gosto pela leitura, e fui comprando um livro aqui, outro ali, e pouco a pouco formando uma biblioteca pessoal formada por mais de 900 volumes, composta por várias versões da bíblia, bíblias de estudos, comentários bíblicos, dicionários, biografias, teologia, testemunhos, estudos bíblicos, doutrinas bíblicas, seitas e heresias, missões, e é claro entre outros livros que caminham comigo há anos. Isto fora uma outra biblioteca que tenho no meu computador, formada por mensagens escritas, pregações em áudio de diversos pregadores, apostilas, livros eletrônicos e muito mais.

Tudo isso para dizer a você que se queremos conhecer alguma coisa, e ter um ministério bem sucedido precisamos nos dedicar, ler para ter conhecimento e oração para ter poder de Deus.

1Co 2:4 - “A minha palavra, e a minha pregação, não consistiu em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder,”

C) Se Relacione


Ninguém caminha sozinho neste mundo, e é a bíblia quem nos diz que “...há amigos mais chegados do que um irmão.” (Pv 18:24). Eu e você fomos criados por Deus para nos relacionar, é tanto que Ele viu que “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.” (Gn 2:18). Quando digo se relacione estou dizendo; precisamos uns dos outro, do nosso próximo. Veja quantos exemplos temos na palavra de Deus de amigos que andaram juntos: Moisés e Josué, Elias e Elizeu, Davi e Jônatas. Paulo e Barnabé, Jesus e seus discípulos, Jesus e uns mais chegados ainda como Pedro, Tiago e João.

Você e eu desde crianças, fomos sendo formados por exemplos daqueles que nos cercaram, e porque hoje não podemos aprender com nossos pastores, missionários, irmãs do círculo de oração, jovens da mocidade, não sei quem Deus irá por ao seu lado, mas quero que você saiba que Deus quer que nos relacionemos. Quando prego para adolescentes digo, ande com pessoas melhores do que você, e há também um ditado que diz: “ande com os bons e serás um deles, ande com os ruins e será pior do que eles”.

Sempre estive perto de grandes homens de Deus, fazia questão de ouvi-los, de aprender com eles, chegava a passar horas num ônibus só pra ouvir alguém pregar. Talvez as pessoas que serviam de exemplo pra você tenha te decepcionado, como muitos que conheci tropeçaram na fé, mas caso você procure e não encontre em quem se espelhar, saiba que o nosso maior exemplo, nunca falhou, pelo contrário, todos os dias está nos ensinando algo novo, o maior missionário que já existiu Jesus Cristo.

Certo de que o tempo é o de Deus, mas o esforço é nosso, fiel é o Senhor para cumprir suas promessas em nossas Vidas.

No amor dEle, que quando chama, se responsabiliza.

Pb. Rodrigo Allan

Missionário em Venezuela

This entry was posted on 13:30 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

3 comentários:

On 2 de junho de 2008 às 17:48 , Anônimo disse...

FUI MUITO ABENÇOADA COM ESSA MENSAGEM E ESTIMULOU MINHA VIDA A MELHORAR E NAO FUGIR COMO JONAS.. QUE O SENHOR DEUS CONTINUE TE USANDO, TE ABENÇOANDO E SUPRINDO SUA VIDA E SUA FAMILIA.
TÁSSIA SENA

 
On 27 de junho de 2011 às 12:28 , Anônimo disse...

muito obrigado por estas palavras pois me fortaleceu grandemente e mim deu coragem para proseguir sem ter medo de fazer o que DEUS mim designou. um abraço.

 
On 19 de setembro de 2011 às 10:56 , Anônimo disse...

Concerteza fui muito edificada com essa mensagem principalmente no "ficai" por que as vezes pela ansiedade queremos as coisas ao nosso tempo mais como foi comentado na mensagem (ec 3:1) Deus tem o tempo certo para todas as coisas debaixo do céu!!!